quinta-feira, 10 de maio de 2007

A 2ª Guerra Mundial - Causas e Consequências


A Segunda Guerra Mundial deu início a uma nova época. A história do mundo, tanto social quanto política foi profundamente alterada e afectada pela Segunda Guerra Mundial. A organização do mundo e as relações internacionais foram também muito modificadas pela situação que se viveu.
A Segunda Guerra Mundial foi com certeza o conflito mais sangrento e também o maior conflito armado que o mundo jamais presenciou.

As Principais Causas

O Tratado de Versalhes serviu, sobretudo para humilhar a Alemanha, principal país derrotado na 1ª Guerra Mundial. O país mais prejudicado nisso foi a Alemanha, que sofreu perdas de territórios, teve que pagar pesadas indemnizações. Além disso, a fome e o desemprego começaram a assolar o país.
Hitler, aproveitando o descrédito da república de Weimar, sobe ao poder e começou a construir o Estado nazista, porque queria readquirir as forças perdidas, através de um significativo investimento na militarização.
A crise dos anos 30, que lançou os E.U.A. numa crise profunda e que se estendeu a vários países da Europa, lançou o caos na sociedade, provocando o desemprego, a asfixia da industria e as crescentes lutas sociais, dando espaço ao aparecimento de regimes ditatoriais.
Certos países como Alemanha, Japão e Itália, que eram comandados por regimes totalitários, formam, em 1936, o eixo Berlim, Roma, Tóquio, adoptando uma política de expansão territorial marcada pela violência.

JAPÃO: no Japão ocorreram duas coisas principais, que foram: A invasão da Manchúria, em Setembro de 1931. Os japoneses colocaram na Manchúria um imperador no poder, que era controlado pelos japoneses. Como a Manchúria era um território chinês, essa invasão desencadeou a guerra contra a China, que começou em 1935. A Sociedade das Nações protestou contra o Japão, mas o Japão não cedeu e retirou-se da sociedade.

ITÁLIA: a Itália invadiu a Etiópia em 1936. A Sociedade das Nações quis punir a agressão do exército italiano, impondo um embargo económico à Itália. Foi nessa altura que Hitler aproximou-se mais de Mussolini e passou a dar-lhe auxílio económico. No ano de 1939 a Itália conquistou e anexou a Albânia ao seu território.

ALEMANHA: em 1938 a Alemanha invadiu a Áustria, anexando-a ao território Alemão. Mais tarde, por meio de um plebiscito, o povo austríaco confirmou que apoiava a anexação. Então, em Março de 1939, a Alemanha invadiu a Checoslováquia. Com a integração da república Checa, a capacidade bélica da Alemanha cresceu de forma significativa.

Hitler e Estaline, mercê da assinatura de um pacto de não agressão entre a Alemanha e a U.R.S.S., decidiram dividir a Polónia entre as duas potências, e em 1 de Setembro de 1939 invadiram a Polónia. Dois dias depois da invasão, A Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, dando início, então, à Segunda Guerra Mundial.

As Principais fases do conflito:

Para compreendermos melhor as fases da guerra, temos que conhecer os principais blocos de potências em conflito. São eles as Potências do Eixo e as Potências Aliadas. As Potências do Eixo contam com Alemanha, Itália e Japão. As Potências Aliadas contam com Inglaterra, França, União Soviética (Após a invasão da U.R.S.S. pela Alemanha) e Estados Unidos (após o ataque japonês a Pearl Arbor)

Primeira Fase: Inicia-se em Setembro de 1939 e termina em Junho de 1942. É reconhecidamente uma fase de grande expansão das potências do Eixo. Os alemães invadiram a Dinamarca e a Noruega em Abril de 1940, e em Maio invadiram a Holanda e a Bélgica, e mais tarde a França. Em Abril de 1941 os alemães invadiram a Jugoslávia e a Grécia, e então, rompendo acordos anteriores, o exército alemão invadiu a União Soviética. Os italianos avançaram no Egipto, e os alemães desembarcaram na África. Os japoneses avançaram no Pacífico, atacando a base militar americana de Pearl Harbor.
O objectivo principal do Japão era formar um grande império asiático, com a conquista de regiões ricas em matérias-primas, sobretudo petróleo e borracha, necessários para manter sua máquina de guerra. Em Dezembro de 1941, a aviação japonesa fez um ataque-surpresa à base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi então que os Estados Unidos acordaram para a guerra. As divergências entre Estados Unidos e Japão já vinham de longa data.

Segunda Fase: as forças do Eixo foram contidas na Europa, Ásia e África. Foi então que os ataques aéreos americanos à Alemanha começaram. Em 1943, os russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalingrado. A batalha de Estalingrado aconteceu na União Soviética e terminou com a derrota total dos alemães. Todo o prestígio que as tropas de Hitler haviam adquirido nas guerras da Europa Ocidental acabou-se em Estalingrado.

Terceira Fase: a terceira fase foi de Março de 1943 a Setembro de 1945 e foi a fase final da guerra. Nessa fase as forças do Eixo foram derrotadas, perdendo o Mediterrâneo. No dia 6 de Junho de 1944, o Dia D, os aliados desembarcam na Normandia. A Alemanha foi envolvida de todos os lados pelos exércitos aliados. No dia 30 de Abril de 1945, vendo que a situação não estava favorável à Alemanha, Hitler suicida-se no seu bunker. No dia 7 de Maio, o alto comando alemão assinou à rendição incondicional da Alemanha. Contudo, a guerra só terminou completamente com a rendição do Japão, após o lançamento de duas bombas atómicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

As Consequências da Guerra

As principais consequências da Segunda Guerra Mundial foram:

A redefinição da ordem mundial em favor das super potências: Os Estados Unidos, que confirmam a sua hegemonia no bloco capitalista. A União Soviética, que emergiu como potência de primeira grandeza, exercendo uma considerável influência na Europa Oriental. Essas duas super potências tornaram-se os grandes líderes políticos mundiais, reunindo em torno de si diversos países.

Um declínio da influência política, económica e mesmo cultural da Europa. A Europa mergulhou numa crise profunda. As antigas potências mundiais, Inglaterra e França, perderam suas posições para os Estados Unidos e União Soviética. A posição de centro de civilização que a Europa (central) tinha antes da guerra foi, de alguma forma, perdida para esses países.

O avanço das técnicas militares de destruição. Aos instrumentos tradicionais de guerra, foram somados novos tanques, foguetes, radares, aviões, submarinos, e finalmente a bomba atómica.

A fundação da ONU, a Organização das Nações Unidas. Criada em 1945, a ONU é um organismo mundial, que inicialmente reunia 26 nações, que assinaram a Carta das Nações Unidas. Essa Carta entrou em vigor no dia 24 de Outubro de 1945, e tem por objectivos principais: servir de mediador nos conflitos entre países para evitar desfechos mais graves como a Segunda Guerra Mundial; manter a paz mundial; desenvolver a solidariedade entre as nações; estimular o progresso mundial; e promover o respeito pela dignidade da pessoa humana.

As Vítimas

A brutalidade generalizada da guerra provocou milhões de vítimas, estimadas em 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos e 190 milhões de refugiados. Aproximadamente 6 milhões de judeus foram brutalmente assassinados pelos nazis, em campos de concentração “preparados” para o genocídio.

A Bomba Atómica: seus efeitos e consequências

A decisão final para a utilização da bomba atómica foi tomada pelo presidente Truman. Apesar da maré crescente de críticas, ele assumiu a responsabilidade total pelo acto. A justificação para a utilização da bomba atómica foi de que a guerra acabaria muito mais cedo e assim se poupariam muitas vidas humanas.
O que aconteceu foi que apesar de estarem com sua marinha e sua força aérea bastante prejudicadas e quase completamente destruídas, os japoneses continuavam na guerra resistindo. Eles utilizavam pilotos suicidas, denominados Kamikazes, que se atiravam contra os alvos americanos com os seus aviões carregados de explosivos
Em Outubro de 1939, pouco tempo depois do início da guerra, começaram os planos de desenvolvimento da bomba atómica. No fim de Julho de 1945 já estava montado o palco para a decisão final. Truman tomou a decisão final de lançar a bomba em 25 de Julho. Às 2h45min do dia 6 o bombardeio que transportava a bomba levantou voo. Seis horas e meia depois, a bomba foi lançada sobre Hiroshima, a oitava maior cidade do Japão, para explodir 50 segundos depois, a uma altura de cerca de 600 metros. Foi nesse momento que os Estados Unidos revelaram ao mundo, através de um clarão fascinante, o início da era atómica.
Três dias depois, outro avião descolou com a segunda bomba, tendo como alvo a cidade de Kokura. Entretanto, o avião não conseguiu voar sobre o alvo e atirou a bomba sobre o alvo alternativo, Nagasaki. No dia seguinte o Japão pediu paz.

9 comentários:

BEN 10 disse...

mt bom vc salvou meu trabalho de história brigadao

220494 disse...

ESTÃO DE PARABÉNS!!!
tava do jeitinho que eu queria, pena que qnd eu copiava pra salvar no word o quadro amarelo ia junto:/
Mais Valeuu!
TenkIuuu!!
GabiH

Unknown disse...

' Obrigado por tuudo, você salvou meu trabalho de História, acho que vou tirar um 10 com tudo isso, tem tudo que eu precisava e mais um pouco .. Minha professora vai amar, pena que eu tenho que escrever tudo isso .. kkkk, ela não aceita nada se não for manuscrito, mas Obrigado por tudo!

Unknown disse...

Noossaa , voocees mee ajuudaarãao baasttantee muuittoo Obriigaadoo ! tuudoo qii eeuu qeriiaa , peenaa qii vaaii seer escrittoo á mãao ..

afêe maais estáa bllz ! oobriigaadoo Geentee ! ..
voocees eestãaoo dee parabéns (^)

dionisio disse...

vlw,me salvaram,nao sabia nada pena que vo ter que copiar isso tambem :/

Adolescente disse...

Obrigada por me ajudar seu Blog é muito bom Valeu :D

dj Matteuz disse...

Minha apresentação de História é hoje eu não sabia de nad's, ajudou muito valeu

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Muito bom